Aviação Nacional: Novo programa promete diminuir atrasos no aeroporto do Recife

Um novo programa para controlar os voos está diminuindo o tempo de viagem nos aviões, a emissão de poluentes e a mão de obra especializada no Recife. Com a ferramenta, batizada de Sagitário, as empresas aéreas e os passageiros são beneficiados.
 A promessa do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo III (Cindacta III) é aumentar a fluidez e diminuir atrasos de aeronaves no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. Só na capital pernambucana, são mais de 200 pousos e decolagens por mês, além das aeronaves que passam pelo céu da cidade diariamente para outros destinos.
 O coronel Guilherme Ruy, comandante do Cindacta, destacou as vantagens do programa Sagitário. “Nós ganhamos em termos de menor percurso, menor tempo gasto, dos voos da aeronave. Consequentemente, você diminui a emissão na questão ambiental e também maior pontualidade. Já temos alguns trechos com diminuição de 80 milhas nas aerovias”, disse. 
No sistema antigo, em cada setor dois controladores trabalhavam simultaneamente com uma média de doze voos. Com o Sagitário, o mesmo trabalho passou a ser feito por uma única pessoa. Apesar de gerenciar todo setor de uma forma mais ágil, o comandante do Cindacta disse que a novidade não está relacionada com uma maior segurança no ar.
 “A finalidade não é de segurança. A finalidade é permitir maior gerenciamento, com mais fluidez no tráfego aéreo, aumentando assim a pontualidade, a precisão nas chegadas das aeronaves em seus destinos”, conclui Guilherme Ruy. 
Fonte: Portal G1/ Blog Aeroflower
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s