Clássicos da Aviação: Boeing 314 CLIPPER

 
Boeing 314 Clipper – foi um hidroavião casco com estabilizador triplo na cauda, movido por 4 motores radiais a pistão, de longo alcance que foi produzido pela Boeing entre 1938 e 1941 e é comparável com o Inglês Short Empire.


Um dos maiores aviões do tempo, sua asa foi utilizada maciçamente nos protótipos dos bombardeiros Boeing XB-15 para atingir os vôos para todos os oceanos Atlântico e Pacífico. Doze Clippers foram construídas para a PanAm, três dos quais foram vendidos a BOAC em 1941 antes da entrega.


Era um avião muito luxuoso, e o preço da passagem, 675 dólares na época, equivalem hoje a cerca de 7.000 dólares. Operava rotas transatlânticas, possuindo luxos como quartos de vestir para homens e mulheres e restaurante com cozinheiros 4 estrelas, luxo não igualado até hoje.



Com o aumento dos conflitos na Segunda Guerra Mundial, ajudou no transporte de material e tropas. Franklin D. Roosevelt viajou num deles para conferência em Casablanca em 1943 e Winston Churchill também vôou várias vezes neste tipo de avião.


Após a guerra, tornou-se obsoleto, pois foram construídas varias pistas em terra e aviões mais potentes, rápidos e aerodinâmicos.

 
Operadores

Aeronaves utilizadas pela PanAm Registro Tipo Nome Tempo de Serviço Notas

NC18601 314 Honolulu Clipper 1939-1945 Vendido para a US Navy.

NC18602 314 California Clipper 1939-1950 Mais tarde foi renomeado para Pacific Clipper e vendido para a World Airways. Destruído em 1950.

NC18603 314 Yankee Clipper 1939-1943 Iniciou o serviço transatlântico de Correio. Acidentado em 22 de Fevereiro de 1943 em Lisboa, Portugal.

NC18604 314 Atlantic Clipper 1939-1946 Recuperadas algumas partes.

NC18605 314 Dixie Clipper 1939-1950 Iniciou o serviço de transporte transatlântico de passageiros, depois foi vendido para a World Airways. Destruido em 1950.

NC18606 314 American Clipper 1939-1946 Vendido para a World Airways. Destruído em 1950.

NC18609 314A Pacific Clipper 1941-1946 Mais tarde foi vendido para a Universal Airlines. Destruído por uma tempestade.

NC18611 314A Anzac Clipper 1941-1951 Vendido para a Universal Airlines em 1946, American International Airways em 1947 e World Airways em 1948. Vendido para empresa privada em 1951 e destruído em Baltimore em 1951.

NC18612 314A Cape Town Clipper 1941-1946 Vendido para a U.S. Navy em 1942, vendido para a American International Airways em 1947 e afundado no mar pela United States Coast Guard em 14 de Outubro de 1947.

Ficha Técnica: 

 
Tripulantes: 11,incluindo duas camareiras

* Capacidade: ** :74 passageiros,no máximo,mas isso não acontecia porque a Pan American Airways preferia colocar menos assentos e privilegiar mais o luxo e ganhar mais dinheiro com passagens mais caras.

* Carga: 10000 lb (4500 kg)
* Comprimento: 106 ft 0 in (32,33 m)
* Envergadura: 152 ft 0 in (46,36 m)
* Altura: 20 ft 4½ in (6.22 m)
* Peso vazio: 48400 lb (21900 kg)
* Peso carregado: 84000 lb (38000 kg)
* Motores: 4 motores a pistão Wright Cyclone R-2600-3 radiais, 1600 hp (1200 kW) cada um.

Performance

* Velocidade máxima: 210 mph (180 knots, 340 km/h)
* Velocidade de cruzeiro: 188 mph (163 knots, 302 km/h)
* alcance: 3685 mi (3201 nm, 5896 km) normal cruise
* Teto máximo: 19600 ft (5980 m)

 
Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre
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