Aviação Nacional: Azul avalia 100 aeroportos em que opera no Brasil

Ainda durante o Seminário Exploração de Aeroportos Regionais, Victor Rafael Celestino, diretor institucional da Azul, falou da expansão da aviação regional na visão da companhia. A Azul é hoje a companhia com o maior número de destinos regionais atendidos no Brasil.
 São 96 destinos e 100 aeroportos operados – o que representa um market share de 15%, com 837 voos diários e 29% das decolagens brasileiras. “Hoje, temos a melhor conectividade nacional com nossos dois hubs em Campinas e Belo Horizonte, de onde atendemos a maior quantidade de destinos”, disse. Em 2012, a companhia terá um faturamento de R$ 4,1 bilhões.
Para o diretor, os principais entraves para a aviação regional são: combustível, tarifas aeroportuárias e infraestrutura limitada. “Isso faz com que as companhias operem em menos cidades, ofereçam atas tarifas aos passageiros e tenham uma baixa lucratividade”, comentou. Segundo ele, devido a esses fatores, o segmento perdeu só no primeiro semestre do ano cerca de R$ 1,7 bilhão. 

Para o seminário, a Azul separou os 100 aeroportos que opera em classes. A classe 4 representa 29  aeroportos com mais de 1 milhão de pax/ano; classe 3 são 11 aeroportos de 400 mil a 1 milhão; classe 2 são 17 aeroportos de 100 mil a 400 mil; e classe 1 são 49 aeroportos até 100 mil pax/ano.
 
Em sua análise, o diretor diz que todos os aeroportos precisam de melhorias como aumento de pista e pátio de estacionamento. Em outros casos são necessários upgrade em safety e security. “Em casos particulares ainda temos problemas com reabastecimento e ainda melhoria na qualidade da navegação aérea (RNVA)”, elencou.

Na proposta da Azul, nos casos dos aeroportos de classe 4 é sugerido buscar o aumento da capacidade de pista, por meio da redução da separação final, operações simultâneas e otimização de procedimentos; obras de ampliação de pátio de estacionamento; e aprimoramento da navegação aérea com RNVA. Para classe 3: obras para ampliar pátio e aprimoramento da navegação; classe 2 e 1: upgrade no sistema de pistas e pátio, adequação safety/security e RNVA.
 

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