Aviação Internacional: Airbus pode abandonar baterias de íon de lítio para A350, após incidentes da Boeing

A europeia Airbus está considerando deixar de usar baterias de íon de lítio para voltar a usar modelos tradicionais no seu novo jato A350, em meio às investigações sobre problemas na bateria do Boeing 787, disseram fontes com conhecimento do assunto.
O movimento ocorre em meio a uma ampla avalição na indústria aeroespacial sobre se os poderosos mas frágeis sistemas de energia de reserva das aeronaves estão tecnicamente “maduros”, disseram.
Executivos da indústria, seguradoras e autoridades de segurança disseram à Reuters que a previsibilidade da tecnologia estava sendo questionada por altos escalões enquanto investigadores enfrentam dificuldades para encontrar a causa dos incidentes que levaram à interdição dos voos com os Boeings 787 Dreamliners.
Foto mostra bateria de Boeing 787 Dreamliner carbonizada após incidente em voo no Japão. (Foto: AFP)
 “Existe uma crescente dúvida sobre a tecnologia”, disse uma pessoa com conhecimento das discussões na indústria. “Poderá ser o futuro, mas por agora é uma questão de maturidade. A informação sobre os dois incidentes não é tranquilizadora.”
A agência nacional de segurança dos transportes dos Estados Unidos (NTSB), que está examinando um incêndio em um 787 estacionado no aeroporto de Boston há um mês, disse na quinta-feira que identificou onde começou o fogo, mas não as causas e comentou sobre a possibilidade de haver uma longa investigação sobre o assunto.
Um porta-voz da EADS, controladora da Airbus, afirmou que a companhia vai avaliar o resultado das investigações nos EUA: “Não vamos nos precipitar. Não há conclusões da NTSB ainda e a investigação ainda está ocorrendo.” O representante afirmou ainda que a Airbus mantém todas as opções em aberto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s