Da Redação: Novos Voos puxam aumento do número de passageiros no Aeroporto Castro Pinto em 2012

Nova companhia aérea em operação, dois novos voos diários, voos extras nos períodos de alta temporada, aumento de renda e facillidade na compra. Esses são alguns ingredientes para o aumento do número de passageiros no Aeroporto Castro Pinto em 2012. 

Entre Janeiro e Dezembro de 2012 mais de 1.252.359,7 mil embarcaram/desembarcaram no terminal contra 1.142.183 mil pessoas no mesmo período do ano de 2011, alta de 09,65%, o que representa 110 mil passageiros a mais. Em termos de Brasil, a movimentação de 17,9% e atingiu a casa dos 190,9 milhões neste ano contra 170,8 milhões.


Os números do Castro Pinto em 2012 apontaram uma elevação de 11,20% no número de desembarques, em relação a 2011. Cruzaram os portões do aeroporto, um total de 558.282 mil passageiros, em comparação aos 620.836 do ano passado. 

O número de embarques apresentou um aumento de 8,19%. Em 2011, embarcaram 583.899 passageiros, contra 631.723 em 2012.

 “Mesmo com a saída de dois voos do aeroporto de João Pessoa, da TAM Linhas Aéreas, apresentamos um número superior aos anos anteriores”, comemorou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

TRIP Linhas Aéreas que iniciou as operações no Aeroporto em Dezembro com voos ligando  Salvador a João Pessoa. (Foto: Adler Corrêa/Spotter JPA no Ar)

 A perspectiva é de que esse número seja maior em 2013, tendo em vista a chegada de novos voos e companhias aéreas, como a TRIP, que passou a oferecer rotas regionais entre a capital paraibana e Salvador, em voos diretos.

Segundo o gerente de operações da Infraero em João Pessoa, o motivo do aumento considerável na movimentação deve-se a elevação do número de voos e a melhor ocupação dos voos existentes, devido aos preços das passagens aéreas estarem acessíveis a população. 

“O aeroporto opera 24 horas e tem cerca de 12 horas de ociosidade, muitas delas durante à noite, quinze voos diários e todas as empresas de aviação do Brasil, com exceção da Passaredo, operam no Estado” afirma.


Para o Superintendente Regional da Infraero no Nordeste, as condições do aeroporto da capital têm capacidade para receber voos internacionais. 

O aeroporto já comprovou em 2010 sua condição para receber esse tipo de voo, oportunidade de que aviões de grande porte tiveram suas operações cercadas de todas as recomendações de Segurança preconizadas pela legislação internacional, inclusive serviços de alfândega e imigração”, disse. 

Airbus A320 da Avianca Colômbia em 2010 no pátio do Aeroporto Castro Pinto. (Foto: Luan Carlos/Spotter JPA no Ar)

O aumento deve ser ainda maior no próximos anos e a perspectiva da administração do Castro Pinto é de oferecer maior comodidade aos passageiros. 

Por conta disso, a área de check-in está sendo ampliada e será entregue até o segundo semestre deste ano, juntamente com a área de triagem e as esteiras de reposição de bagagens que também estão sendo ampliadas.


Estacionamento em um dos horários de pico do aeroporto durante os voos da tarde.
Já o estacionamento, criticado por não ter vagas suficientes durante os embarques e desembarques deverá quadruplicar até o fim do primeiro semestre deste ano de 2013. 

A estrutura atual não tem atendido a demanda. Hoje o Aeroporto tem capacidade para atender 2,3 milhões de Passageiros por ano e a cada ano os números de passageiros tem subido consideravelmente

“Por isso precisamos melhorar a médio prazo as salas de embarque, as esteiras de bagagens e o estacionamento de veículos”, planeja Oliveira que acredita que o recorde passageiros no aeroporto deverá ser batido a cada ano.


Por Adler Corrêa, Spotter JPA no Ar
Anúncios

2 comentários sobre “Da Redação: Novos Voos puxam aumento do número de passageiros no Aeroporto Castro Pinto em 2012

  1. Recentemente, li aqui no site alguém perguntando por que não havia matérias/notícias sobre aviação na Paraíba. Agora, eu pergunto: por que os que acessam o portal não deixam suas opiniões, mensagens, críticas, sugestões, argumentos, etc, referente ao assunto "aviação", nas matérias?

  2. André, esta é nossa indagação, se todos contribuissem com suas sugestões,críticas, opiniões e etc o nosso trabalho seria muito mais dinâmico, são cerca de 1000 visitas diárias e são poucos os que demonstram sua opinião, meios para se enviar nós temos, mas poucos assim o fazem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s