[Exclusivo] Obras de instalação de ILS no aeroporto Presidente João Suassuna estão avançadas.

Antenas com luzes ALS, luzes de aproximação para a cabeceira da pista 33 onde está sendo instalado o ILS. (Fotos: Tiago França/ Fórum SSC)

As obras de infraestrutura para instalação do ILS (Sistema de Aproximação por Instrumento) no Aeroporto João Suassuna, iniciadas em Dezembro do ano que passado, seguem dentro do cronograma e devem terminar no prazo previsto. A avaliação foi feita, em reunião do grupo de trabalho que acompanha o andamento do serviço.

“O tempo tem colaborado bastante e o cronograma da obra está mantido”, comentou o superintendente da Infraero no Aeroporto, Nilson Suassuna.

Os trabalhos no aeroporto envolveram terraplenagem, instalação de fiações, abertura de valas, construção de bases para torres e da casa de força, além do local próprio onde está sendo montado o novo equipamento.

Suassuna disse que o ILS chegou ao Aeroporto no fim do ano passado, encomendado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e está sendo instalado na cabeceira da pista 33. A previsão de início das operações com o aparelho continua mantida para Abril deste ano.

Segundo o comando da Aeronáutica,  a implantação do equipamento no Aeroporto de Campina Grande está estimado em um período de 4 a 6 meses de obras civis e mais 3 meses para instalação e validação/testes do ILS, informou a CISCEA.

O Senador Vital do Rêgo,  lembrou que a instalação do ILS no Presidente João Suassuna é uma antiga reivindicação da cidade, e que vai trazer benefícios para o Aeroporto de Campina Grande dando inclusive condições para a criação de novos voos.  

“O Aeroporto Presidente João Suassuna está se fortalecendo como um dos principais polos aeroportuários da região Nordeste. Isso se deve justamente ao avanço na instalação do sistema de aproximação por instrumentos, o ILS” disse.

O ILS (Instrument Landing System) é um moderno sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Para a implantação do equipamento em Campina Grande, estão insvestidos cerca de R$ 8 milhões. A instalação do ILS permitirá, inclusive, a ampliação dos voos para a cidade.
 

Da Redação, Spotter JPA no Ar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s