Clássicos da Aviação: LET 410UVP

O Let L-410 Turbolet é um bimotor aeronave de transporte de curto alcance, fabricado pela Checa fabricante de aeronaves LET , usado principalmente para o transporte de passageiros . Desde 1969 mais de 1100 células foram produzidos.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento do L-410 foi iniciado na década de 1960 pela Tchecoslováquia fabricante de aeronaves Let Kunovice. A companhia aérea soviética Aeroflot estava procurando uma turbina substituta para as aeronaves Antonov An-2, iniciando o desenvolvimento do projeto pela Let. Após os estudos preliminares de uma aeronave chamada L-400, uma nova versão foi introduzida e chamada L-410 Turbolet.  
Após varios anos produzindo sob licença modelos de origem soviética, a equipe da Let National Company começou em 1966 a traçar os primeiros esboços de um novo avião regional, voltado para as necessidades dos países do Pacto de Varsóvia.

Em 1969 saía dos hangares de Kunovice o XL-410, protótipo do Let-410, um bimotor turbohélice de asa alta e desenho simples e funcional. O primeiro vôo foi realizado naquele mesmo ano, no dia 16 de abril e as primeiras entregas, para a tchecoslovaca Slov-Air no final de 1971.
 
 
Os modelos iniciais, conhecidos como Let-410A, eram equipados com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27, pois o Motorlet M601-B, fabricado localmente pela Walter, ainda não estava disponível. Somente em 1976 os primeiros Let saíram de fábrica com este novo motor, adotando a designação Let-410.

Várias outras sub-variantes foram desenvolvidas a partir do Let-410 original. Por exemplo, o -410AS, com aviônica soviética, a -410MU seguindo especificações da Aeroflot e a -410AF, com apenas uma unidade produzida. Esta é de uma versão de reconhecimento, operada pela Hungria, e dotada de um nariz totalmente envidraçado.
 
 
Tomando por base críticas feitas pelos operadores russos quanto ao manejo do avião, a Let desenvolveu uma versão (bastante) melhorada, comercializada como Let-410UVP (homologada em 1980).

Em 1984 surgiria a versão definitiva, ainda em produção, equipada com hélices penta-pá e tip-tanks, conhecida como Let-410UVP-E.
 
Várias forças aéreas e pequenas empresas regionais tornaram-se operadoras do tipo. Com a dissolução da União Soviética, a Let pode aumentar seus esforços de exportação, já que seu avião custa praticamente o mesmo que um Cessna Caravan, e apresenta várias vantagens sobre ele, tanto em conforto como em segurança.
 
VERSÕES

  • L-410 – Prototype, três unidades construídas.

 

  • L-410A – Primeira série com a Pratt & Whitney PT6A-27 turbo-hélice motores.

 

  • L-410AB – Versão com quatro pás de hélices.

 

  • L-410AF – Versão foto aérea fornecidos para a Hungria.

 

  • L-410AG – Com modificado equipment.Never construído.

 

  • L-410AS – Aeronave de teste, fornecido para a URSS. Cinco aviões construídos

 

  • L-410M – Segunda série com motores Walter M601A.

 

  • L-410AM – Versão com M601Bs melhoradas, também conhecido como L-ou L-410MA 410MU.

 

  • L-410NG – Nova versão melhorada mais poderoso com General Electric H80 motores. Esperado a partir de 2014.

 

  • L-410UVP – Terceira série, fundamentalmente modificado. Principais mudanças são um tronco, uma envergadura estendida por 0,80 m, M601Bs, uma maior estabilizador horizontal. As variantes UVP possui STOL características (UVP = Russo para “short decolagem e pouso).

 

  • L-410UVP-S – Variante do salão de beleza da UVP, com a escotilha de entrada para cima articulada.

 

  • L-410UVP-E – Re-equipada com M601Es, cinco pás hélices, tanques de combustível adicionais nas extremidades da asa. O L 410 UVP-E20 variante é o tipo de certificado com base na regulamentação FAR 23 (alteração 34) e receberam os certificados de tipo na República Checa, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Indonésia, Filipinas, Austrália, Argentina, Brasil, russo Federação, Cuba e Chile.

  
Depois de estabelecer o novo European Aviation Safety Agency (EASA) a aeronave também recebeu Certificado de Tipo da EASA completa válido para todos (EASA) os países da UE.  

 
A aeronave também foi aprovado para a operação em uma série de outros países, como a Argélia, República da África do Sul, Quênia, Tanzânia, Uganda, Tunísia, Colômbia, Venezuela, Coréia do Sul, Índia e outros.
 

  • L-410FG – Versão fotogrametria baseado em L-410UVP

 

  • L-410T – Variante de transporte da UVP, com a escotilha maior carregamento (1,25 m x 1,46 m), pode transportar seis macas como um avião médica + um médico, ou 12 pára-quedistas. Ele também pode transportar 1,000 kg de contentores de carga.

 

  • L-420 – atualizado L-410UVP-E – M601Fs novas O Let-420 é os EUA FAA variante autenticada do 410 UVP-E20 modelo L, foi certificada com base na regulamentação FAR 23 (alteração 41) e receberam os certificados de tipo na República Checa, EUA, Austrália e Indonésia e também Certificado de Tipo da EASA completa.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Características gerais
 

  Atuação
 

  Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre 

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