Flight Reporte: Voo T4 5362 João Pessoa (JPA) – Salvador (SSA) – Rio de Janeiro (SDU) parte 01


Olá amigos leitores do Portal Spotter JPA no Ar, trazemos a todos mais um Flight Report, que é o terceiro que posto aqui no portal espero que gostem.

Depois de três meses em terras paraibanas era hora de voltar para o Rio de Janeiro, durante este tempo que passei na minha terra, aproveitei bastante.

Mais uma vez fui a caça de voos com descontos bons, apesar de ser fim de alta temporada, os preços não estavam nada agradáveis e na TAM, na GOL e na Avianca as passagens estavam muito caras, assim, me restava a TRIP/AZUL.

A luta estava grande, e assim como na GOL, na TAM e Avianca os preços estavam altos e os horários não estavam do meu agrado e etc, estava quase desistindo de voltar por JPA e tentar via REC e NAT, o mesmo resultado foi aparecendo, voos em horarios ruins e muito caros. 
  
Decidi verificar voos com intermediações de JPA ao SDU e como todo bom caçador de passagens promocionais temos que ter sorte e paciência eis que consegui comprar as passagens a R$ 303,00 apenas a ida de João Pessoa pra o Aeroporto Santos Dumont no centro do Rio, uma pechinca se comparado com o Galeão que estava acima de R$ 500,00 reais,  um verdadeiro achado este preço.

Passagem devidamente comprada era hora da despedida, desta vez sem volta prevista, com relação a marcar os lugares não foi complicado e não tive nenhum problema e voei nos locais que escolhi durante a  compra das passagens.

DADOS DO VOO:

Cia. Aérea: TRIP/AZUL Linhas Aéreas 
Voos:  T4 5362
Origem: Aeroporto Intl. Pres. Castro Pinto – João Pessoa, PB
Destino: Aeroporto Intl. Dep. Luis Eduardo Magalhães (2 de Julho) – Salvador,BA
Aeronave: ATR 72-212A (AT725)(PP-PTL)

ETD (efetivo): 05:05 AM (05:10 AM)  
ETA (efetivo): 07:07 PM (07:00 PM)  
Tempo Total de Voo: 01 Hora e 50 Minutos  
Assentos: 07A (JPA-SSA)
Data do voo: 25/03/2013


Bilhetes emitidos e era hora de seguir pra sala de embarque


Meu voo estava marcado para as 05h05min da manhã, então me planejei sair às 03h30min da manhã para tirar algumas fotos, fazer um lanche e etc., saí de 03h45min, cheguei ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto às 04h05min e fui diretamente fazer o check-in no totem de auto atendimento da AZUL/TRIP.

Check-in feito com rapidez e facilidade, após a emissão do Bilhete me dirigi até o balcão para despachar as malas, tudo ia bem até a pesagem acusar excesso, resultado paguei R$ 45,00 reais de sobrepeso, levei cerca de 10 minutos pra despachar as bagagens, antes de me dirigir a sala de embarque tirei umas fotos dos pátios 1 e 2. 

 

PR-GTJ pronto para iniciar o pushback



No pátio 1 estavam o ATR 72-500 de matrícula PP-PTL que me levaria até salvador e o PR-GTJ da GOL preparado para iniciar seu pushback. No pátio 2 estavam isolados os dois A320 da TAM de matrículas PR-MYJ e PR-MHL.


Os dois A320 da TAM no pátio 2 PR-MYJ e PR-MHL


Como já eram quase 04h36min da manhã me dirigi ao Portão A para o embarque, o sistema de som já avisava que era última chamada para embarque no voo T4 5362, raios-x e detector de metais vencidos adentro a sala de embarque, onde a tranquilidade reina absoluta no ambiente, até por que este seria o um dos últimos voos da madrugada  a ser embarcado no período da 00:00 até ás 07:00 da manhã.


Sala de Embarque tranquila, tranquila


às 05h07min é anunciado o nosso embarque, com divisão de filas por número de assento e prioridades, como sempre faço, esperei o pessoal ir primeiro, sendo um dos últimos a sair da sala em direção à aeronave…


Painel já anunciava a última chamada para o embarque no T4 5362


Descendo no Pseudo Finger, pois nosso embarque é no 1º piso, como em todo aeroporto que tem não Pontes de Embarque (Fingers)…

Rampa de Acesso das Salas de Embarque até o pátio
PP-PTL que nos levaria até Salvador
ATR 72-212A
Com um ótimo POB o voo tinha  de 74 PAX muito bom para o horário…

Embarcando pela porta traseira
Já começava o amanhecer no horizonte
A belíssima pintura da TRIP vai fazer falta.
Embarquei e me dirigi ao meu assento o 07A onde me acomodei e tirei uma foto do belo turbopropulsor PWC PW127M.
 

Um dos moteres PWC PW127M que equipa o ATR

O Assento do ATR em couro de cor cinza claro é muito confortável e para mim que sou um nanico de 1,68 o pitch era excelente apesar de que o espaçamento das poltronas nas aeronaves da TRIP/AZUL é excepcional e faz muito a diferença…

Pitch do Assento 07A
Às 05h15min foi finalizado o embarque, ás portas foram fechadas às 05h17min, iniciou-se a demonstração dos procedimentos de segurança,  o push-back e acionamento dos motores, pouco tempo depois alinhamos na cabeceira da pista 16 e decolamos… 

 Veja o vídeo do Pushback, Taxiamento e a Decolagem logo abaixo.


… curvamos à direita subindo para o FL110 e interceptamos a saída UGIBO na transição de saida REC para o nivel 280 na aerovia UW58… 
Cabine de passageiros após a decolagem




O Sol despontando no horizonte
… pouco tempo após estabilizarmos no FL280 as comissárias já anunciavam o inicio do serviço de bordo passando para anotar os pedidos de cada passageiro. Como agora todo o serviço de Bordo é da Azul fomos servidos de sucos, refrigerantes, água,cookies e salgadinhos…

Apesar de ser como na GOL na TRIP/AZUL os lanches são bem melhores
Finalizado o serviço de bordo, as comissárias passaram recolhendo o lixo e reduziram as luzes da cabine e antes de tirar uma soneca tirei duas fotos.

Apesar de ser um Turbo Hélice os motores são muito silenciosos
Voando no nivel 280 (28.000 pés)
Por volta 06h40min o comandante anuncia inicio do sequenciamento do RNAV para Salvador, começamos a descer e a passar por várias camadas de nuvens…


Descendo para o pouso em Salvador
após a sequência duas longas curvas para direita já estávamos na curta final para o pouso em Salvador, veja abaixo o vídeo do pouso na cabeceira da pista 10.



Após livrarmos a pista taxiamos em direção ao Pátio Remoto junto ao Terminal de Cargas até nosso local encontramos o aeroporto com ares de preguiça ainda…
PR-MYH estacionado no remota do TECA
PT-MXH sendo rebocado do TECA até o pátio 01
… Finalmente adentramos no pátio do terminal de cargas na área remota do aeroporto onde paramos ao lado do PR-MYH nosso companheiro de pátio, foi inciado nosso desembarque… 

Antes de desembarcar tirei esta foto da cabine do PP-PTL
Fui o último a desembarcar da aeronave e todos os outros 73 passageiros  já tinham tomado o ônibus e estavam apenas me esperando embarcar rsrsrsrsrsrs… 
Fechadas as portas começamos o passeio do pátio remoto até as salas de desembarque remotas, aproveitei para fazer umas fotos…
PP-PTL que nos trouxe até Salvador
ATR 72-600 da Passaredo PR-PDI taxiando até o pátio remoto onde desembarcamos
P3 Orion da FAB chegando de mais uma missão
Lá no pátio 01 o PT-MXH já estava devidamente estacionado na ponte de embarque
No lado esquerdo do patio 01 o belo pássaro alemão de cauda azul. =)

Agora de frente com B767 da Condor sem dúvidas uma bela aeronave.
EMB-195 PR-AYD da AZUL
O PR-GTT da GOL com suas belas turbinas alaranjadas.
Depois de passearmos pelo pátio do aeroporto finalmente chegamos nas salas de embarque/desembarque remotas,  encerrando no passeio e a primeira parte de minha viagem, na metade pois continuaria até o Santos Dumont no Rio de Janeiro. 

Um Forte abraço a todos espero que tenham gostado desse relato de viagem e até segunda parte de reporte.
  

Por Adler Corrêa, Spotter JPA no Ar

4 comentários sobre “Flight Reporte: Voo T4 5362 João Pessoa (JPA) – Salvador (SSA) – Rio de Janeiro (SDU) parte 01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s