Aparelho de R$ 9 milhões segue sem uso no aeroporto de Campina Grande

Equipamento instalado pela Aeronáutica não tem previsão de utilização.
ILS permite pouso seguro em situações de nebulosidade.

Foto por: Everson Pombo
O aparelho ILS adquirido e instalado totalmente com recursos da Aeronáutica está disponível desde abril e segue em fase de testes internos, aguardando a homologação de uso. A expectativa da administração do Aeroporto João Suassuna é de que os testes continuem por mais dois meses, em seguida sendo encaminhado o pedido de liberação para a Infraero.

A demora se dá na liberação por parte da Aeronáutica, que posteriormente repassa um relatório à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “O prazo é longo mesmo, não tem como precisar”, disse o superintendente Nilson José da Silva.

Desde o início do ano, 18 aeronaves não pousaram em Campina Grande por falta de visibilidade. O ILS conta com uma tecnologia de aproximação e precisão que diminui a dificuldade de pouso em neblina, disponibilizando informações a pilotos de aeronaves sobre a meteorologia e auxiliando na elaboração de planos de voo. Porém, mesmo com seu funcionamento não haverá garantia completa de aterrisagens, segundo a Infraero.

“Estamos em uma fase de adequação que dura um bom tempo, isso vale para qualquer equipamento instalado em um aeroporto no país. Após a fase de testes, em mais um ou dois meses, e ainda depois que houver a homologação da Infraero, é que ele poderá começar a ser utilizado”, informou o superintendente.
Anúncios

Um comentário sobre “Aparelho de R$ 9 milhões segue sem uso no aeroporto de Campina Grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s