Empresas Aéreas: Avianca tem melhor espaço entre assentos

Foto: Rafael Lopes/ Globalspotter Aviation Photography

Escolher a companhia aérea para voar no Brasil depende do que pesa mais no gosto do freguês: conforto, serviços extras ou entretenimento. 

Se o critério for espaço para esticar as pernas, vence a Avianca: a empresa tem todas as suas 41 aeronaves com distância entre as poltronas superior a 73 centímetros.

Editoria/arte Folha Press

A empresa é a única a ter 100% da frota dentro da faixa A na escala de espaço entre poltronas elaborada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) -que vai de A, mais espaçoso, a E, mais apertado. 

Embora o conforto seja importante, a experiência de voo não é definida só por ele. O entretenimento a bordo, por exemplo, pode fazer a diferença -especialmente em trajetos mais longos.

Nesse quesito, há uma vantagem para a Azul. 

A companhia tem 32% da frota com telas individuais. São 40 jatos Embraer que exibem 23 canais de TV ao vivo; também há rádio à disposição. 

Na Avianca, 29% da frota tem entretenimento individual, com opções de séries, documentários e música. São 12 Airbus A319 e A320 que servem, inclusive, a rotas como a ponte aérea Rio-São Paulo e a cidades como Brasília. 

SANDUÍCHE FRIO
 

Foi-se o tempo do serviço de bordo com refeições fartas e talheres de metal. Mas, antes de ralhar, saiba: é assim no mundo todo (com raras exceções, como aéreas asiáticas e árabes) -tendência de uma indústria que passou a enxugar custos ao máximo. 

Hoje, no Brasil, sanduíches e bebida sem álcool são regra. 

A Avianca é a única a ter sanduíches quentes. Na Azul, são snacks, como salgadinhos. Na TAM, sanduíches (frios) só têm vez em voos mais longos e na ponte aérea. 

A Gol cobra pelo serviço em 70% de suas rotas -medida comum no exterior, em companhias “low cost”
Clique e veja a comparação entre os serviços oferecidos pelas cias aéreas em voos domésticos
Companhias aéreas embutem o custo do serviço de bordo no preço do bilhete. A Gol argumenta que o modelo pago desse serviço acaba com essa relação e permite uma oferta maior de produtos.

PELO SMARTPHONE

Se ficam atrás da concorrência em termos de conforto e serviço de bordo, as líderes de mercado, TAM e Gol, são as companhias que mais facilitam a vida do passageiro com tecnologias de compra de passagens, embarque e check-in. 

As duas permitem fazer o check-in pelo celular e liberam o uso do aparelho como cartão de embarque. A tecnologia dispensa o passageiro da obrigatoriedade de ir ao balcão no aeroporto e elimina a necessidade de cartão de embarque em papel.

Azul e Avianca, por enquanto, não oferecem essas facilidades. 
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