Movimentação no Aeroporto de João Pessoa neste domingo: ajustes nos voos

 

 
Foto: Carlos Eugênio.
 
Mesmo sem ter o horário de verão em João Pessoa, os horários dos voos foram ajustados durante este domingo, 20 de outubro de 2013.
Todos os aeroportos do Brasil que estão em cidades que não aderiram ao horário de verão, tiveram que ajustar seus voos, a fim de manter os horários de partidas e chegadas nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra grande parte da movimentação de passageiros.
 
Algo semelhante acontece com outras áreas, como por exemplo, as agências bancárias.
 
No Aeroporto de João Pessoa, os ajustes de horários se concentraram principalmente durante a madrugada. Cada companhia aérea adotou uma fórmula diferente de ajustes em seus voos, para solucionar a diferença de horários.
 
Os voos da madrugada partiram no horário antigo, sem o horário de verão e, por isso, acabaram todos chegando com 1 hora de atraso em João Pessoa, salvo algumas exceções.
 
Vejamos como foi a estratégia de cada companhia aérea em João Pessoa durante o dia, neste domingo:
 
Avianca – 4 voos:
 
Como ainda não tem voos na madrugada em João Pessoa, os dois voos que ligam João Pessoa (SBJP) a Brasília (SBBR), voos 6342/6343, acabaram operando nos novos horários em João Pessoa, pela manhã/tarde, dentro do horário programado.
 
Azul/Trip – 4 voos:
 
Do total de 4 voos da Azul/Trip, dois deles não operam na madrugada de sábado para domingo, que são os voos 5393/5362 (ida e volta) da Trip entre Salvador (SBSV) – João Pessoa (SBJP) – Fortaleza (SBFZ).
 
Assim, só operaram os voos 4244/4245 da Azul, entre Campinas (SBKP) e João Pessoa (SBJP). A Azul antecipou a partida do voo 4244 em quase 1 hora, decolando às 21:08h com destino a João Pessoa. Já o voo de retorno, voo 4245 partiu às 00:43h, com 5 minutos de antecedência com destino a Campinas.
 
Gol – 8 voos:
 
São 8 voos da Gol diários em João Pessoa. Destes, 6 voos operaram durante a madrugada, fazendo 3 rotas (ida e volta) para João Pessoa: São Paulo/Guarulhos (SBGR), Rio de Janeiro/Galeão (SBGL) e São Paulo/Congonhas (SBSP) – Brasília (SBBR). Estes voos partiram sem ajustes no horário.
 
Dos 3 voos de volta, somente o voo para Brasília (SBBR) – São Paulo/Congonhas (SBSP), decolou de João Pessoa no novo horário, já que a aeronave pernoita em João Pessoa, sendo possível o ajuste do horário em solo.
 
Os outros 2 voos (SBGR e SBGL) a Gol utilizou o artifício de utilizar voos extras para não decolar atrasado. De João Pessoa partiram o voo extra 9052 para SBGR às 01:59h e o voo extra 9060 para SBGL às 03:37h. Este artifício fez com que os voos normais para SBGR e SBGL não decolassem 1 hora mais cedo, ou seja, com atraso. 
 
Os únicos voos que operam pela manhã, voos 1880/1883 que faz a rota entre João Pessoa (SBJP) e Rio de Janeiro/Galeão (SBGL), operaram dentro do novo horário, com pequenos atrasados.
 
Tam – 10 voos:
 
São 10 voos diários da Tam em João Pessoa. Sendo que, 6 deles operaram nesta madrugada, fazendo 3 rotas (ida e volta) para João Pessoa: São Paulo/Guarulhos (SBGR), Rio de Janeiro/Galeão (SBGL) e Brasília (SBBR).
 
Dos 3 voos de ida, a Tam antecipou a decolagem de 1 deles, que foi o voo 3392 do Rio de Janeiro/Galeão (SBGL), que decolou às 22:29h com destino a João Pessoa. Os outros dois voos (SBGR e SBBR) partiram sem ajustes.
 
Nos 3 voos de volta na madrugada, 2 saíram do novo horário. Somente o voo 3393 de João Pessoa para o Rio de Janeiro/Galeão, decolou atrasado em 1 hora. A aeronave do voo 3392, seria utilizada no voo 3359 entre João Pessoa e São Paulo/Guarulhos e assim o voo partiu de João Pessoa no horário. Já o voo 3783 entre João Pessoa e Brasília, partiu no novo horário, já que a aeronave pernoita em João Pessoa, sendo possível o ajuste do horário em solo.
 
Já os outros 4 voos que operam pela manhã/tarde em João Pessoa pela Tam, já estavam com os novos horários. Foram os voos 3482/3361 entre Brasília e João Pessoa, com pequenos atrasos, e os voos 3356/3357 entre São Paulo/Guarulhos e João Pessoa.
 
Novos horários no Aeroporto de João Pessoa
 
Ao contrário de diversas cidades que tiveram voos cancelados para que os ajustes de horários fossem realizados, devido a entrada do horário de verão, em João Pessoa neste domingo foram realizados a quantidade de voos programados.
 
Os dois voos extras da Gol foram operados no lugar de outros 2 voos regulares. Estes voos regulares já tinham sua solicitação de cancelamento programado aprovado pela Anac. Foi só um artifício utilizado pela Gol, que não alterou a quantidade de voos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s